Comparemos o lançamento do livro do Xico Sá e os de autores estreantes
Engana-se quem pensa que ao concluir a escrita, um livro está praticamente pronto. Depois dela, que é a etapa essencial e mais preciosa, inicia-se a produção editorial para que o manuscrito se torne um livro. Você vai ver que existem mais semelhanças do que diferenças no processo para os dois tipos de autores.
1. Contrate serviços editoriais
Quando uma editora aceita publicar um livro, o manuscrito é submetido a uma série de serviços editoriais. São contratados capista, editor, revisor etc para que o livro seja produzido.
View this post on Instagram
Já falamos aqui sobre os modelos de publicação de livros existentes. No modelo independente, um autor não deve abrir mão da qualidade. Mas pode ter dificuldade para encontrar bons profissionais editoriais. Na e-galáxia, você pode ficar tranquilo. Conectamos o autor aos mesmos profissionais que trabalham para as melhores editoras do mercado.
Então se você quer publicar seu livro com qualidade profissional, essa é a primeira etapa em comum com autores já estabelecidos.
2. Crie um canal direto com seus leitores
Se você não tem 200k seguidores como o galáctico Xico Sá, não desanime. Crie e organize um canal direto com seus futuros leitores.
A construção de audiência para o autor estreante não é um processo rápido. Criar uma base de seguidores demanda dedicação e um esforço contínuo. Pense que estabelecer uma relação com seus leitores e outros escritores será crucial para a divulgação do seu livro. Para saber mais, faça a inscrição no curso online gratuito Encontre seus leitores.
Há quem pense que basta a editora tradicional fazer o convite e divulgar nas próprias redes para que o lançamento aconteça. Se você conversar com autores experientes, vai descobrir que eles fazem um corpo a corpo forte para que os amigos reservem a data na agenda se quiserem encontrar a casa cheia na noite de autógrafos.
Veronica Botelho, autora galáctica que está publicando um segundo romance com a gente, lançou mão de um post engraçadinho para divulgar a data de lançamento nas redes sociais. Confira abaixo:
View this post on Instagram
3. Faça um lançamento que combine com seu livro
Seu livro está ficando pronto. Prepare-se para receber o retorno dos editores e revisores para aprovar ou não as sugestões deles. Você vai receber algumas opções de capa inesperadas, esteja preparado. A capa é uma tradução gráfica do seu livro. Deixe seu gosto pessoal um pouco de lado e avalie se o layout que o designer apresentou transmite o clima do seu livro? Quais são as capas de livros publicados que você gosta? Pergunte-se porquê. Depois disso dê um retorno ao designer até chegar à aprovação. É hora de pensar no lançamento.
Tudo vai depender do tipo de livro que será lançado e do público leitor ao qual ele é dirigido. Uma boa pedida para o lançamento de um livro para o mundo corporativo em São Paulo é uma livraria na Av. Paulista; para um livro de ficção, uma charmosa livraria de rua que acolha seus amigos seria perfeito; um livro de temática forte mas uma abordagem descontraída pede um bar; e assim por diante.
Gabriel Padilla Neves, autor galáctico, publicou seu primeiro romance Diário Pandêmico aos 14 anos durante a pandemia de Covid-19. À época, o livro ficou sem um lançamento presencial pelas restrições impostas para controle da pandemia. Esse fato deu a brecha para relançá-lo em 2024 durante A Feira do Livro do Pacaembu, em São Paulo, ocasião em que familiares e amigos puderam prestigiar o jovem escritor.
View this post on Instagram
O Xico e a Casa de Irene Produções também escolheram A Feira do Livro do Pacaembu para o lançamento de Cão mijando no Caos no começo de julho de 2024. Além desse evento, planejaram outros lançamentos:
- 17 JUL | Livraria Alento, no Rio de Janeiro, RJ;
- 10 AGO | Livraria Realejo, em Santos, SP;
- 07 SET | Ria Livraria, em São Paulo, SP.
4. Coloque seu livro ao lado dos livros de autores conhecidos
Independente do modelo de publicação que você escolher, priorize o acesso do leitor ao seu livro. Dê preferência às soluções que permitam que o leitor possa adquirir o livro facilmente nas principais lojas online, ao lado dos livros de autores conhecidos. Lembre-se que os consumidores preferem encontrar e comprar em lojas online conhecidas e com boa reputação, até por questão de segurança.
Você também pode conversar com o livreiro do seu bairro para deixar alguns livros sob consignação e se disponibilizar para bater-papo sobre o mesmo gênero literário com outro autor e trazer público para a livraria. Uma temática em comum também pode funcionar. Veja como comprar os livros com desconto para autores.
5. Divulgue seu livro
Além da base de seguidores que a gente já mencionou, o autor conhecido tem uma larga vantagem em relação ao estreante quanto à visibilidade. Seja a imprensa tradicional (jornais, revistas, programas de TV, rádio), os canais digitais ou organizadores de eventos literários, todos estão em busca de audiência. E é o que o autor conhecido traz.
De novo, não desanime. Os meios digitais estão aí, e um número considerável de influenciadores que curtem diferentes gêneros literários divulgam títulos que gostam. Comece a seguir não só os influenciadores mas também escritores afinados com o seu estilo de escrita ou temática.
Quando seu livro ficar pronto, você pode enviar gratuitamente a versão ebook de presente para os influenciadores. Para aqueles que têm mais seguidores, enviar o impresso é simpático e pode gerar um unpacking bacana.
View this post on Instagram
E então? Lembrou-se de mais alguma diferença ou semelhança entre o lançamento de escritores conhecidos e estreantes? Conta para a gente.
Imagem @ Ader Gotardo