Blog

Ricardo Neves lança seu primeiro livro, um sonho inimaginado, e relata como foi escrever, produzir e publicar seu livro

Quando office boy no Recife, Ricardo Neves sonhou com muitas coisas, mas confessa que lançar um livro não estava no script original.

Hoje, ocupa a cadeira de CEO pela primeira vez, assumida durante a pandemia da Covid-19, ocasião em que teve que reinventar conceitos de liderança – aprendidos em Harvard e na Duke – para engajar quase cinco mil colaboradores a partir de seu home office. Do desejo de compartilhar os aprendizados e reflexões nos momentos de grandes desafios como os que inevitavelmente vivemos nos últimos anos é que veio a ideia de escrever o livro CEO virtual: lições de liderança para o mundo pós-pandemia (182 páginas; impresso R$ 63,90; e-book R$ 32,00).

Pedimos ao Ricardo que compartilhasse a experiência de escrever e publicar um livro com nossos autores e ele nos atendeu na entrevista que segue.

O lançamento do seu livro foi muito bonito. Pode contar pra gente como tudo foi preparado?

Foi um grande prazer reencontrar amigos e celebrar essa história. Agradeço a todos que puderam comparecer e pela paciência na longa fila. Pude estar com os que amo ao meu lado, minha mãe que veio do Recife especialmente para a ocasião, Claudia, minha melhor metade. Meus filhos e amigos. O lançamento do meu livro foi inesquecível!

Em termos práticos, para essa noite de autógrafos em clima de festa contei com a produção da Roberta Vieira da Scriptease e com a fotografia de Paula Zorzi.

Pensamos em algumas alternativas de local para o lançamento do meu livro. Queria um local de fácil acesso e que dialogasse com o mundo corporativo. Escolhi um dos ícones de São Paulo: a Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Eles me apresentaram duas alternativas para o lançamento do livro na livraria:

  1. Com realização da venda no caixa da livraria: eles ficariam com 50% do valor de venda de cada livro;
  2. Aluguel de espaço na livraria por um preço fixo.

Como todo lucro com as vendas será revertido para a Associação São Francisco da Providência, instituição com a qual colaboro há anos, a primeira opção foi descartada. Iria reduzir demais a doação.

Então resolvi alugar o espaço na livraria e vender meus livros por conta própria. Levamos 200 livros que comprei com o desconto para autores e fizemos a venda direta com uma maquininha. E vendemos praticamente tudo.

Logo logo, vamos ter novas noites de autógrafos no Recife, Rio e Florianópolis. E quem sabe, Madrid!

 

Como foi produzir um livro pela primeira vez?

Tinha o texto do livro prontinho em mãos mas não tinha ideia do que fazer para aquilo virar um livro. Luciana Branco, minha consultora para assuntos de comunicação, já tinha a solução e me trouxe para a e-galáxia.

Minha ignorância no assunto não seria um problema. Muito pelo contrário, atender gente como eu é a atividade principal da empresa. Fui apresentado aos diversos serviços e profissionais da área que trabalhariam para o livro ficar pronto, incluindo chegar às lojas.

O texto foi editado pelo Tiago Ferro; a revisão, por Ana Barbosa; a capa e o projeto gráfico ficaram a cargo da Mika Matsuzake, que também me apresentou a Joana Lira, minha conterrânea. A Joana interpretou a reivenção necessária a este “trainee de CEO” em ilustrações ao longo do livro, uma beleza.

Acompanhei, recebi sugestões dos profissionais e aprovei cada etapa do processo. Me senti tranquilo e seguro para tocar a produção.

Curioso saber que o livro fica à venda em várias lojas e só é impresso quando é vendido, garantindo que papeis e tintas não serão desperdiçados.

O livro sai também em português, espanhol e inglês na versão digital com os recursos de acessibilidade para deficientes visuais. Os tradutores foram contratados à parte: Elisa Gomes para o espanhol e Troy Giles para o inglês, permitindo, assim, que alguns amigos e leitores nativos dessas línguas possam, de alguma forma, tirar proveito dele. E para os que prefiram ouvir, em breve terá o áudio livro do CEO virtual, com narração de Bruno Leut.

Tudo isso está organizado no meu site de autor. Tem uma página sobre o livro, compartilho livros que me interessaram, reúno artigos publicados e falo um pouco sobre mim.

Como foi passar da ideia de escrever um livro à escrita de fato?

Assumir o cargo de CEO pela primeira vez na pandemia gerou uma série de matérias na mídia, foi quando comecei a contar sobre os desafios e as soluções que foram surgindo. A Luciana Branco me ajudou a dar fluidez ao texto e sobretudo, me ajudou a organizar todas as ideias que gostaria de compartilhar. Organizamos tudo em dez capítulos de modo a reunir assuntos ora mais pessoais, ora mais corporativos. Mas o papel da Lu vai além. Sua alma conciliadora atrai para perto de si muitas outras pessoas de referência que muito apoiaram na concepção e desenvolvimento do livro. Na verdade, ela foi a precursora da ideia: “esse artigo rende um livro, hein?”, me provocou um dia. O resultado está aí.

CEO Virtual

Leia outros textos sobre escritores clicando aqui.

foto @PaulaZorzi
video @embranco_hub

Deixe um comentário