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Ao terminar de escrever um livro, o autor que deseja publicá-lo se depara com uma variedade enorme de modelos de publicação de livros. A quantidade de informação na internet é tão grande que pode dificultar o entendimento para distinguir o joio do trigo.

Quando entramos em uma nova área de atuação, é importante ter uma ideia de como ela funciona. E não seria diferente no mercado de livros. Para facilitar, a grosso modo, podemos dizer que existem dois modelos de publicação: o tradicional e o independente.

TRADICIONAL

Uma editora recebe o seu manuscrito e decide publicá-lo. Eles vão investir tempo e dinheiro na produção editorial (capa, projeto gráfico, edição, revisão), impressão, distribuição para as livrarias e na divulgação da sua obra. O acordo normalmente é este: 50% do valor de um livro vendido vai para a livraria; 40% para a editora; e 10% para o autor. A porcentagem que vai para o autor aumenta quando a publicação é digital. Aqui o autor não investe diretamente, mas abre mão de boa parte do ganho.

Royalties no modelo de publicação tradicional

  • autor: 10%
  • editora: 40%
  • loja: 50%
livro impresso
  • autor: 25%
  • editora: 25%
  • loja: 50%
e-books

Royalties no modelo de publicação da e-galáxia

  • autor: 20%
  • e-galáxia: 10%
  • impressão: 20%
  • loja: 50%
livro impresso
  • autor: 40%
  • e-galáxia: 10%
  • loja: 50%
e-books

INDEPENDENTE

Quando uma editora não financia a produção do livro, dizemos que a publicação é independente. Existem inúmeras maneiras de fazê-la:

  • e-galáxia
    É uma ótima porta de entrada para o mundo editorial. O autor recebe toda a orientação e estrutura para fazer uma publicação profissional e bem distribuída. Paga pelos nos serviços editoriais (saiba mais sobre valores) e fica com 20% do valor de cada livro vendido. Do restante, em média 50% vai para a livraria; 20% paga a impressão e 10% fica com a e-galáxia. Aqui, o autor encontra uma casa editorial para chamar de sua.
  • Editoras independentes e de autopublicação
    São mais receptivos a novos autores e os orientam a pagar pelos custos editoriais ou dividi-los. Se o autor conseguir um apoio financeiro, como o PROAC por exemplo, é quase certo que a obra seja acolhida. Existe uma variedade enorme de soluções oferecidas no mercado: edições condicionadas a uma compra mínima de livros impressos, variadas divisões de royalties, soluções híbridas (meio tradicional, meio independente) etc. Importante é encontrar aquela que atenda às suas expectativas.
  • Kdp da amazon e outras plataformas
  • edição do autor
    Edição, capa, impressão e venda, tudo por conta do autor

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