Blog

Essa é a pergunta que quase todo autor faz ao escrever seu primeiro livro. Antes de sair procurando por uma editora para publicar seu livro porém, é importante ter uma ideia de como o mercado editorial funciona. Há basicamente dois modelos de publicação: o tradicional e o independente. Para saber mais, leia este artigo sobre os modelos de publicação.

O fato é que poucos títulos são selecionados e publicados pelas editoras tradicionais. À maioria dos autores, a escolha fica entre as soluções independentes, que não são poucas e de qualidade diversas.

Fatores como prazo, expectativas e recursos fazem a diferença na hora de tomar uma decisão. E não existe uma opção que seja “a melhor” para todos os escritores, pois cada um se encontra em circunstâncias próprias e tem objetivos particulares.

Considere alguns pontos importantes para te ajudar a escolher por onde publicar seu livro:

  • Catálogo
    Analise quais os autores e títulos publicados pela editora e reflita se gostaria de fazer parte daquele catálogo. Cabe aqui o velho ditado “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és” 😉
  • Acesso a recursos e expertise
    Se você deseja aproveitar os recursos, expertise ou uma boa distribuição, considere uma empresa que ofereça serviços profissionais de edição, design de capa, marketing, distribuição e visibilidade em livrarias.
  • Agilidade
    Se você gostaria que seu livro seja publicado em determinado prazo, a publicação independente geralmente é mais rápida em comparação à publicação tradicional. Enquanto a primeira pode ser feita em questão de alguns meses, a tradicional pode levar anos a partir do momento do aceite em razão da programação de lançamentos.
  • Controle
    Se você valoriza ter controle total sobre o processo de publicação, desde a edição até o design e marketing, a publicação independente ou autopublicação pode ser uma opção atraente. Nesse modelo, você tem autonomia para tomar todas as decisões e manter os direitos autorais do seu livro.
  • Investimento financeiro
    A autopublicação pelo kdp da Amazon é gratuita, enquanto a publicação independente exige algum investimento financeiro. Considere o seu orçamento e sua disposição para investir financeiramente no processo de publicação.
  • Marketing e visibilidade
    O marketing é uma parte essencial do sucesso de um livro. Nos dois modelos, é recomendável que o autor participe ativamente do marketing. É importante ter disposição para promover seu livro e energia para melhorar suas habilidades de comunicação. Publicar com editoras tradicionais ou independentes com experiência e um bom catálogo é um facilitador. Você pode ter um suporte nessa área e dar mais exposição ao seu livro.

Lembre-se de pesquisar as opções disponíveis, considerando seus objetivos e recursos. Converse com outros escritores, participe de grupos de escrita ou busque orientação de profissionais do mercado editorial antes de tomar uma decisão.

Um abraço,
Tiago Ferro

VEJA TAMBÉM: Conheça nossos autores e seus livros



Imagem @freepik

Deixe um comentário