Blog

Economista, professor e ex-ministro vai ocupar a cadeira de nº 20 na Academia Mineira de Letras

 

Em 28 de agosto, o escritor galáctico Paulo Roberto Haddad foi eleito integrante da Academia Mineira de Letras (AML). Vai ocupar a cadeira 20, fundada por Franklin de Almeida Magalhães, que tem como patrono Arthur Lobo. Ao longo da história, foi ocupada por Emílio Guimarães de Moura, Wilson de Mello da Silva, Ariosvaldo de Campos Pires, e, mais recentemente, pelo acadêmico Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz, falecido em maio deste ano.

Segundo a comissão de apuração da AML, formada pelos acadêmicos J. D. Vital e Jacyntho Lins Brandão, o economista disputou com outros 8 candidatos e foi eleito com 35 votos entre os 36 votantes.

Acompanho há décadas a trajetória cultural e política do ilustre mineiro Paulo Haddad, economista, homem de Estado, escritor. Sua entrada para a nossa Academia Mineira de Letras enriquece a história da nossa Casa e nos honra a todos com sua presença como titular da cadeira nº 20. 

Danilo Gomes – cadeira 1

Paulo R. Haddad nasceu em 18 de julho de 1939 em Oliveira (MG). Economista, professor emérito da UFMG e consultor, graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Fez especialização em Planejamento Econômico no Instituto de Estudos Sociais de Haia, na Holanda. Foi ex-Ministro da Fazenda e do Planejamento do governo federal (1992-1993), ex-Secretário da Fazenda e do Planejamento do Estado de Minas Gerais (1979-1982), consultor do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do PNUD, da ECLA e de outras organizações públicas e privadas.

Publicou diversos livros e artigos em revistas especializadas no Brasil e no Exterior, entre eles, Economia regional, teorias e métodos de análise.

Foi responsável pela elaboração e execução de diversos programas governamentais, tais como o Programa de Desenvolvimento de Centros Intermediários (cidades-dique); Programas de Desenvolvimento da Agricultura de Baixa Renda e Programas de Desenvolvimento de Comunidades.

Clique aqui para conhecer todos os títulos do autor.

Foto @Antonio Cruz/Agência Brasil

Deixe um comentário