Seja no lançamento presencial, seja em um evento literário ou pelas redes sociais, os autores podem lançar mão da venda direta para seus leitores
Se você está lendo este artigo, imagino que já saiba como publicar um livro e os serviços editoriais necessários para publicar com qualidade. Sabe também que é possível vender seu livro nas grandes lojas, o que era uma das maiores dificuldades para os autores. Agora, e quando você quiser fazer uma venda direta de livros para leitores no lançamento presencial, em feiras ou festas literárias ou por meio do site ou redes sociais de autor?
Vendendo diretamente aos leitores, os autores:
- recebem uma fatia maior que os royalties que lhe cabem;
- podem criar um mailing de leitores, muito valioso se for bem organizado e utilizado.
Vejamos o fenômeno Aline Bei, que publicou com a gente o Rua sem saída (2020). Seu primeiro livro, O peso do pássaro morto (Nós, 2018) saiu com uma tiragem pequena e, quatro anos depois, já está na 17ª reimpressão. Com o livro, Aline recebeu o Prêmio São Paulo de literatura na categoria estreante em 2018. Chamou a atenção da Companhia das Letras, maior grupo editorial do país, que publicou seu livro Pequena coreografia do adeus em 2021.
Aline conta que, na ânsia de ser lida, abusou das redes sociais para divulgar o livro:
“Por exemplo, se alguém leu o livro e faz uma resenha despretensiosa no Instagram, eu olho as pessoas que curtiram a postagem e mando mensagens para elas”.
Uma mensagem simples e informal: “Lancei recentemente meu primeiro trabalho literário” e, continuando, “Tô passando só pra avisar que estou vendendo o livro, se te interessar saber mais sobre isso, me diga, tá?”
Hoje, Aline tem mais de 51 mil seguidores no Instagram e conta que, pelo menos uma vez por semana, posta os livros vendidos nos correios.
“Quando você está numa editora independente, tem que colocar seu livro debaixo do braço e bater nas portas mesmo”, afirma.
“O livro não caminha só, precisa de você”.
Se a ideia animou, sempre que quiser adquirir seus exemplares para fazer vendas diretas, pode comprá-los com descontos que variam conforme o volume adquirido. Veja a seguir:
- até 9 unidades: 35% de desconto;
- a partir de 10 unidades: 50% de desconto sobre o preço de capa.
Um ponto importante: no caso das compras com desconto para autores, o valor a receber pelos royalties estão embutidos no desconto, sendo assim, não serão computadas no relatório de vendas trimestrais.
No momento oportuno, os autores recebem o link para compra e o cupom de desconto que pode ser utilizado inúmeras vezes. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário e o lote é entregue na sua casa ou outro endereço dentro do País.
Aconselhamos a agrupar o maior número de livros em cada pedido para diluir os custos de frete. Outro conselho: se o pedido for para um evento, compre com pelo menos uma semana a mais de antecedência para se antecipar a imprevistos.
O processo todo, desde a produção do livro, é muito transparente:
- você sabe quais profissionais está contratando, quanto está pagando por cada serviço editorial até que o livro fique pronto;
- adquire a quantidade de livros que seja conveniente para aquele momento, sem repartes ou tiragem obrigatórios.
Considerando os vários meios de publicar um livro independente, os autores encontram na e-galáxia sua casa editorial que vai fazer com que seu caminho pelo mundo dos livros seja simples e tranquilo.
imagem @Lorena Dini/divulgação