Resolução de Ano-Novo: publicar o meu livro. Se a ideia soa interessante para você, continue lendo este artigo.
Basicamente, há dois modelos de publicação: o tradicional e o independente.
TRADICIONAL
Uma editora recebe o seu manuscrito e decide publicá-lo. Eles vão investir dinheiro e tempo na produção editorial e na divulgação da sua obra. O acordo normalmente é este: 50% do valor de um livro vendido vai para a livraria; 40% para a editora; e 10% para o autor. A porcentagem que vai para o autor aumenta quando a publicação é digital. Aqui o autor não investe diretamente, mas abre mão de boa parte do ganho.
Royalties no modelo de publicação tradicional
- autor: 10%
- editora: 40%
- loja: 50%
- autor: 25%
- editora: 25%
- loja: 50%
Royalties no modelo de publicação da e-galáxia
- autor: 20%
- e-galáxia: 10%
- impressão: 20%
- loja: 50%
- autor: 40%
- e-galáxia: 10%
- loja: 50%
INDEPENDENTE
Quando uma editora não financia a produção editorial, dizemos que a publicação é independente. Existem inúmeras maneiras de fazê-la: imprimir por conta e vender no seu site; buscar editoras que publicam autores que pagam os custos ou conseguem um apoio financeiro e vendem em seus respectivos sites; tem o kdp da amazon etc. Com a e-galáxia, o autor investe nos serviços (saiba mais sobre valores) e na divulgação, e fica com 20% do valor de cada livro vendido. Do restante, em média 50% vai para a livraria; 20% paga a impressão e 10% fica com a e-galáxia.
O caso é que não se trata apenas de uma escolha entre dois modelos financeiros. É muito difícil ter o seu livro publicado por uma editora tradicional. Até aí, nenhuma novidade. A novidade é que hoje em dia, é possível construir uma carreira literária independente.
Tenha em mente alguns pontos:
- Publique o seu primeiro livro, receba o retorno dos leitores e siga escrevendo para construir sua carreira literária.
- Se você já chegou naquele ponto em que está trocando apenas uma vírgula de lugar e o nome de um personagem, isso significa que o seu livro está pronto.
- No e-book é possível alterar o conteúdo de um livro depois de publicado. Isso deve tornar a decisão mais simples. Além disso, é o jeito mais fácil de estar à venda nas principais livrarias do mundo.
- Encare o investimento na sua carreira literária como o lançamento de um novo negócio. O seu negócio do coração. Exige tempo, algum dinheiro (não muito), dedicação e aperfeiçoamento.
- Ou você já lançou algum negócio na vida ou investiu em uma carreira dentro de uma empresa. Pense agora nos anos de formação, nos estágios, nos erros e acertos, nas frustrações e nas alegrias. Bem, agora tenha em mente que após lançar o seu livro, você vai dedicar essa mesma energia para construir a sua carreira literária, passo a passo.
- O mundo digital oferece os meios para que o seu livro seja publicado com qualidade e bem distribuído no formato e-book, além de uma série de ferramentas de divulgação (as mesmas usadas pelas grandes editoras). O jogo nunca esteve tão democrático.
Um abraço,
Tiago Ferro
Imagem @freepik