Blog

A Saraiva vai lançar, na semana que vem, a nova geração do seu e-reader, o LEV. Dois modelos chegam ao mercado e substituem os atuais. O novo LEV Neo, o modelo mais completo, tem luz na tela, 8 GB de capacidade (8 mil livros), tela de 6 polegadas com a tecnologia E Ink Carta HD – mais moderna do que a Pearl, do Lev com Luz, da primeira geração.
Além de mudanças no design e ser mais leve (140 g contra 190 g do antigo), o aparelho agora também tem botões laterais para mudança de páginas – o preço é R$479, o mesmo do Kindle Paperwhite. O modelo mais simples agora se chama LEV Fit – também mais leve (130 g) e com a mais moderna E Ink Carta. Custa R$299. A pré-venda dos novos modelos começa na segunda-feira, 10, e eles chegam às lojas na semana seguinte, no dia 17. Os aparelhos foram desenvolvidos em parceria com a francesa Bookeen, com quem a Saraiva trabalha desde 2014.
Em conversa com a coluna, executivos da Saraiva disseram que a companhia perdeu o “receio” dos livros digitais, porque a experiência mostrou que clientes do LEV acabam consumindo mais livros, digitais e de papel. Sobre a recente decisão do STF de isentar e-readers e e-books à maneira dos livros impressos, eles acreditam que o impacto será na forma de estimular o mercado – e não necessariamente com impacto no preço final dos produtos.
A Saraiva não pode abrir números exatos, mas o e-commerce de livros digitais cresceu dois dígitos entre 2015 e 2016, segundo o gerente da área, Gustavo Mondo. E o LEV é o segundo produto mais vendido da empresa em valor – incluindo todas as áreas, como informática e celulares. A ênfase que a companhia promete para 2017 nos livros digitais é “bem maior” do que no ano passado, de acordo com o diretor do e-commerce da Saraiva, Adriano Tavollassi.
Foto: Alexandre Rielo

Artigo de Guilherme Sobota, originalmente publicado no
Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo em 08.04.2017

Deixe um comentário