As páginas de autores nas redes sociais são uma enorme novidade para a promoção de livros. Antes delas, ou você estava nos cadernos de cultura dos principais jornais, ou não estava em lugar algum. Ou seja, autores independentes têm agora onde mostrar seus trabalhos.
Estar nas redes sociais, e o Facebook é a principal delas, não é nenhuma garantia de que o seu livro vai vender, mas é um espaço muito interessante e aberto para você criar uma comunidade de interesse em torno do seu livro, seus comentários, resenhas etc. É preciso paciência e muita dedicação.
Aqui, 3 mudanças recentes no Facebook que devem interessar a autores:
1. Quem já tentou pagar um post com uma imagem, sabe que textos sobre fotos não podem ultrapassar 20% da área total. Caso contrário, o anúncio é bloqueado. A partir de agora não há mais esse bloqueio, mas quanto mais texto na imagem, mais caro o anúncio e menor o número de entregas. Ou seja, faça como quiser, mas é melhor seguir o conselho do Facebook e não ultrapassar muito os 20% sugeridos.
2. Recomende aos seguidores da sua página institucional que entrem nela, passem o mouse sobre o botão “liked” e selecione “See first”. Isso é importante para que os seus posts continuem aparecendo, já que a política do Facebook é priorizar posts de amigos e familiares na timeline dos usuários.
3. O novo layout das páginas institucionais deu maior destaque para a foto de capa. Então capriche na qualidade dessa imagem. É mais do que nunca o seu cartão de visitas na principal rede social do planeta.
E, para terminar, um lembrete: lançando uma página institucional, você será capaz de administrar com mais profissionalismo a sua página de autor. Vale a pena!
Até a próxima,
Tiago Ferro