Blog

Atenção, escritores! Estão abertas as inscrições para o concurso do Programa de Ação Cultural – ProAC Editais, destinado a projetos de produção e publicação literária de obras inéditas para autores, a serem realizados no estado de São Paulo. As inscrições vão até 10/09/2020.

Quem pode participar?

Proponente pessoa física (exclusivamente para autores) maior de 18 (dezoito) anos no momento da inscrição, que comprove domicílio há mais de 02 (dois) anos no Estado de São Paulo contados do último dia do período de inscrição.

Qual é o valor do incentivo?

R$ 25.000,00 por projeto. No total, serão destinados R$ 500.000,00.

Gêneros contemplados

Há incentivos para produção e publicação de obras:

  • de ficção;
  • de ficção infanto-juvenil;
  • de obras teatrais;
  • de poesia;
  • de história em quadrinhos;
  • sobre patrimônio histórico e cultural material e imaterial.

Critérios de avaliação do projeto

O julgamento dos projetos será feito pela Comissão de Seleção que avaliará a relevância e a qualidade, o potencial de impacto, a qualificação dos profissionais envolvidos, a viabilidade e a capacidade de realização de cada um, buscando um resultado compatível com o perfil das inscrições e a diversidade de gêneros, estilos, tipos de projetos, temas e alcance geográfico da produção cultural do Estado de São Paulo. Serão considerados os seguintes critérios:

A) Qualidade e relevância artística e cultural do projeto.
Serão avaliadas a qualidade e a relevância do projeto, levando em conta a descrição do que se pretende realizar e as informações artísticas apresentadas.

B) Potencial de impacto no cenário cultural e na formação de público.
Serão avaliados o potencial de impacto do projeto na cena cultural do Estado de São Paulo e sua contribuição para a formação do público.

C) Qualificação dos artistas e técnicos envolvidos.
Serão avaliados os currículos apresentados e a compatibilidade com as funções a serem desenvolvidas conforme ficha técnica fornecida.

D) Compatibilidade orçamentária, viabilidade e adequação do cronograma.
Serão avaliados os aspectos técnicos do projeto, incluindo a adequação do orçamento, a viabilidade de realização e a pertinência do cronograma apresentado.

E) Capacidade de realização e histórico de realizações do proponente.
Serão avaliadas a capacidade de realização do proponente, seu histórico de realizações na área e o impacto potencial do projeto no desenvolvimento de sua carreira.

Dicas

  • Leia todo o regulamento do Edital antes de se inscrever;
  • Seja objetivo e claro na descrição do seu projeto e envie todos os documentos;
  • Não deixe para a última hora! Dúvidas são comuns durante o processo de inscrição, por isso quanto antes começar, mais tranquilidade terá para concluir seu projeto.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente através da plataforma de inscrição Prosas, links disponíveis no Edital do respectivo gênero.

Comments(3)

    • João Alcindo Vieira Júnior

    • 1 ano ago

    Agradeço a Atenção, mas não tenho interesse e nem os Requisitos que pedem. Mais um pouco e procurarei o Senhor para editar um primeiro E-book de Poesias e quem sabe após esse primeiro, também um livro de Contos. Por ora estou a trabalhar um Romance de Realismo Fantástico. Mas a intenção primeira é um primeiro livro de Poesias, pois as tenho em grande número, algo em torno de 1500 poemas, abordando inúmeros Assuntos! Gratidão. Saudações Fraternais!

    • Carlos José Cardoso Lima

    • 1 ano ago

    Infelizmente não moro no Estado de São Paulo e sim no Espírito Santo ,mas achei interessante esse concurso, e uma boa oportunidade para os novos autores !

    • Moacir Bandeira Braga

    • 1 ano ago

    Estaria agradecido se morasse em São Paulo.
    Infelizmente neste ponto já estaria desclassificado.
    Veremos agora ou no futuro um concurso de nível Nacional.
    Como a maioria dos escritores não dispõem de recursos.
    Sonho com a antiga Lei Rouanet.
    A disposição…

Deixe um comentário