Blog

Lygia Fagundes Telles já era um dos grandes nomes da literatura brasileira quando a MS, revista criada pelo fotógrafo Luiz Tripoli, encomendou-lhe um conto para uma edição dedicada à Grécia. Provavelmente lançada em 1981, a narrativa de poucas páginas se chamava “A Espera” e, com o passar dos anos e o final do periódico, acabou sendo esquecida. Em 2018, porém, a antiga editora da MS deu os originais de Lygia de presente de aniversário para um amigo de Santo Antonio do Pinhal, cidade na porção paulista da Serra da Mantiqueira. Começava ali o resgate desse trabalho perdido da escritora.

“A Espera” é uma história doída, bonita, sobre amores idealizados, expectativas, nostalgia, solidão, incertezas e desejo de “enrolar o fio do tempo”. Nela, um casal se encontra dez anos após a inesperada separação, quando o rapaz largara a companheira pouco antes da Missa do Galo. Depois de sair de barco pelo mundo, ele retorna para visitar a antiga amante na véspera do Natal, após atracar na cidade grega onde viveram juntos. Apesar do amor declarado, as expectativas dos dois para o reencontro se mostram bem diferentes.

Agora A Espera será lançado pela primeira vez em livro. O conto ganhará uma edição feita pela e-galáxia em parceria com o Selo Flima, vinculado à Festa Literária Internacional da Mantiqueira, que neste ano chega à terceira edição e homenageia justamente Lygia Fagundes Telles. A partir do dia 11 deste mês, a versão digital será disponibilizada de graça por dez dias em livrarias digitais e no site da Flima. Uma edição comemorativa impressa também será enviada para os apoiadores da Festa. O volume contará com introdução de Nilton Resende, especialista na obra da escritora.

Autora de livros como “Ciranda de Pedra”, “As Meninas” e “Seminário dos Ratos”, Lygia estará no centro de boa parte da programação da Flima deste ano, que acontecerá virtualmente entre os dias 18 e 21 de março. Temas como sua influência em gerações que a sucederam, a atualidade de sua ficção e a recepção de sua literatura em países como França, Estados Unidos e Sérvia estarão na pauta. No site da festa há mais informações sobre Flima de 2021, que também contará com nomes como Afonso Cruz, Márcia Kambeba e Sara Bertrand.

Rodrigo Casarin
Notícia publicada originalmente da Página Cinco/Uol
em 10/03/2021
Imagem @Divulgação/Flima

A Espera
de Lygia Fagundes Telles
25 páginas, gratuito

Deixe um comentário